Nossos 3 tipos de atendimento:

1) Plantão Psicológico: atendimento esporádico

Podemos dizer que o plantão psicológico constitui-se como uma prática clínica da contemporaneidade, na medida em que ela promove uma abertura para o novo, o diferente e oferece um espaço de escuta a alguém que apresenta uma demanda psíquica, um sofrimento, oferece um momento no qual esse sujeito que sofre se sinta verdadeiramente ouvido na sua dor.

Nesse sentido, o plantão, ao oferecer esse espaço, promove o restabelecimento do ethos que foi perdido, devolvendo ao homem seu lugar no mundo. As pessoas não necessariamente precisam de uma psicoterapia para se sentir bem, muitas precisam apenas dessa atitude, desse novo olhar, dessa “mão estendida” para que elas possam ser quem realmente são, para que possam se enxergar como seres únicos, para que possam ter aquilo que o mundo atual não permite que tenham, mesmo que seja por um breve momento.

 

A proposta do plantão é justamente criar condições para que o indivíduo possa por si só encontrar seus caminhos, mas esta trilha muitas vezes é tortuosa e em alguns momentos o homem precisará desse espaço para se fortalecer e posteriormente continuar. Assim, o plantão estará à disposição sempre que alguém precisar.

 

Fonte:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672010000100004&lng=pt&tlng=pt.

2) Orientação Psicólogica: Até 20 sessões

A orientação psicológica item por objetivo trabalhar uma queixa específica do cliente de maneira objetiva e breve. Geralmente um processo de orientação se completa logo nas primeiras 20 sessões, mas pode haver a necessidade em alguns casos, de mais algumas sessões que poderão ser realizadas à medida que se veja a necessidade e haja o consentimento do cliente. Esse atendimento também pode ser realizado online (via internet).

O serviço de orientação psicológica é direcionada a:

-Questões relacionadas a problemas pessoais e interpessoais

-Situações de sofrimento e conflitos emocionais

-Dificuldades de relacionamento conjugal, familiar e profissional

-Questões relacionadas à afetividade e sexualidade

-Pais com dificuldades no relacionamento ou na educação dos filhos

-Orientação profissional (vocacional), para pessoas em processo de escolha de uma profissão.

3) Psicoterapia: Acima de 20 sessões

A psicoterapia entra verdadeiramente no universo de significados do outro para, dessa forma, auxiliá-lo na construção e/ou reconstrução dos sentidos que realmente dizem respeito à sua existência. É um mergulho no universo interior da pessoa que fala, sem a interferência de julgamentos e valores, a partir do qual se abrem possibilidades dela mesma se ouvir. É um processo que ultrapassa 20 sessões devido a necessidade de aprofundamento da dinâmic cognitiva do sujeito.

Fonte: http://crearepsicologia.com.br/orientacao-psicologica

Saiba com utilizar seu plano médico para terapia. Acesse o item perguntas frequentes.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now